Grupo de Pesquisa

A pesquisa em Design no Brasil tem avançado em diversas capilaridades do conhecimento e encorpado as possibilidades de interlocução dos saberes do campo em vários âmbitos [sociais, culturais, ambientais, tecnológicos, políticos etc.]. Numa perspectiva Inter e multidisciplinar, o Curso de Design da Universidade Federal de Sergipe tem buscado se desenvolver em pesquisas e estudos voltados para a história da produção gráfica e artística do entorno cultural [Sergipe – Nordeste – Brasil] e para a produção de saberes com o foco no desenvolvimento humano e na responsabilidade social institucional.

 

O Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS, aprovado pela Resolução nº 57/2009/CONEPE, de 14 de julho de 2009 (UFS, 2009), foi idealizado para formar profissionais na área de Design, inicialmente com habilidade em Design Gráfico, inicialmente atrelado ao curso de Artes Visuais, na composição do Núcleo de Artes e Design. Ressalta-se que os cursos de Design, inicialmente denominados Desenho Industrial, instalados em Universidades Federais no Nordeste, tiveram o propósito de formar profissionais capacitados para alavancar a produção industrial local e favorecer a expansão capitalista da região [na década de 1970, em três Universidades Federais de estados diferentes da região Nordeste recebem Curso de Desenho Industrial - na UFPE em 1972, na UFPB em 1977 e na UFMA em 1977]. Ou seja, a formação em Design no Brasil foi iniciada dentro dos centros de tecnologia, pois a atividade profissional era direcionada, principalmente, para a produção de objetos em escala. Fora desse circuito desenvolvimentista instalado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, o Curso de Graduação em Design Gráfico da UFS nasce vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH, numa possibilidade de engendramento com campos de conhecimentos das Ciências Humanas, tais como a Sociologia, Antropologia e a Filosofia, necessária para a formação humanista de Designers.

 

Neste contexto, o Grupo de Pesquisa/CNPq Design, Cultura e Sociedade desempenha um importante papel de articulação entre as diversas facetas do Design e suas identificações com demandas locais, permitindo uma interface entre os saberes acadêmicos e tecnológicos e as expressões autóctones de percepção e transformação do mundo.


 

LINHAS DE PESQUISA

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Situação do grupo: Certificado

Ano de formação: 2014

Líder do grupo: Germana Gonçalves de Araujo [germana@academico.ufs.br e/ou (79) 99146-3072]
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Desenho Industrial

Instituição do grupo: Universidade Federal de Sergipe [UFS]

Unidade: Centro de Educação de Ciências Humanas [CECH]

Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Sociedade [Design I DAVD I CECH I UFS I CNPq]

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1142449922073150